04 - Recursos: O Que é Leitura?



O prof. Orlandi (1996) menciona ao menos, quatro sentidos para o termo leitura:

  1. Atribuição de sentidos: diante de qualquer ato de linguagem (escrito ou oral), é possível atribuir-lhe sentido. Isso significa ler esse ato de linguagem. 
  2. Concepção: uma ideia que se tem a respeito de algo. É neste sentido que dizemos leitura do mundo. 
  3. Acadêmico: empregada em termos acadêmicos, entende-se por leitura a construção de um aparato teórico e metodológico que permite compreender algum assunto. Assim, diz-se que são várias as leituras de Kelsen por exemplo. 
  4. Por fim, emprega-se o termo leitura vinculando-o à atividade aprendida durante a alfabetização.

Percebemos que, embora sejam várias as acepções da palavra leitura, todas estão ligadas à ideia de interpretação e compreensão. São, inclusive, esses os termos-chave usados por Adler (1954) em seu famoso A arte de ler. Nele, o autor conceitua leitura como o processo de interpretação e compreensão
do que se apresenta aos sentidos sob a forma de palavras ou outras marcas inteligíveis. Acreditamos que esse seja um conceito de leitura razoável para delimitar nossa discussão.

No entanto, de um ponto de vista discursivo, algumas considerações devem ser feitas. Primeiramente, a leitura é produzida pelo leitor; assim, ela faz parte de um processo de atribuição de sentidos. No entanto, esse sujeito--leitor tem suas especificidades, de modo que o processo de atribuição de sentidos feito por esse leitor relaciona-se com ideologias e histórias portanto.

Finalmente, há variados modos de leitura, de modo que a vida intelectual está ligada aos modos e efeitos de leitura de cada época e segmento social. 

Para sermos bons leitores, é preciso aceitar uma posição ativa em relação ao que se lê, valorizando conhecimentos prévios e ousando em relação aos ditos e aos não ditos. Seguindo esse caminho poderemos ultrapassar uma leitura razoável e nos aproximar de uma leitura que ultrapasse os sentidos encontrados.

Fonte:
ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. 3ª ed. Campinas: Cortez, 1996.